XVI Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC)

 

 

 Os integrantes da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo da UFPA, juntamente com discentes do PPGD/UFPA participaram da XVI Reunião Científica do Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC), que aconteceu em Brasília, nos dias 07 a 09 de novembro.

A equipe interdisciplinar do GPTEC desenvolve estudos e pesquisas sobre a escravização contemporânea no Brasil desde 2003; publicou diversos livros e dezenas de artigos, sobre o tema; e promove anualmente a Reunião Científica Trabalho Escravo e Questões Correlatas com pesquisadores e pesquisadoras de diversos centros de pesquisas e universidades do Brasil e do exterior.

A realização do XVI Encontro, em Brasília, é de uma simbologia histórica e estratégica ímpar. Foi a primeira realização do Encontro na capital federal, e marcará a mudança de governo federal, que, nos primeiros meses de administração, já realizou diversas ações importantes para a proteção dos direitos humanos, inclusive no enfrentamento da escravidão contemporânea e questões correlatas, como o racismo, o sexismo, os direitos dos povos originários e tradicionais.

Este projeto foi desenvolvido com o financiamento do Governo dos Estados Unidos e do Ministério Público do Trabalho no Pará e no Amapá, contando também com o apoio da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF).