Inauguração da Clínica.

• A Universidade Federal do Pará (UFPA) inaugurou na última segunda-feira o espaço físico da Clínica de Combate ao Trabalho Escravo (CCTE). A iniciativa é fruto de uma articulação da universidade, através do Instituto de Ciências Jurídicas (ICJ), com a Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF). A clínica também conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Batizada de Frei Henri des Roziers, a clínica homenageia o frade francês, naturalizado brasileiro, que atuou como advogado da Comissão Pastoral da Terra em Xinguara, no Pará, nos anos 2000. O religioso teve importante papel no combate ao trabalho escravo na região.

Este projeto foi desenvolvido com o financiamento do Governo dos Estados Unidos e do Ministério Público do Trabalho no Pará e no Amapá, contando também com o apoio da Fundação Pan-Americana para o Desenvolvimento (PADF).